Na divisa do RJ e de MG, bombeiros combatem as chamas no Parque Nacional de Itatiaia
O fogo consumiu 300 hectares de vegetação em uma semana - o equivalente a 300 campos de futebol. A região afetada fica a 2,5 mil m de altitude. Bombeiros tentam apagar o incêndio no Parque Nacional de Itatiaia
Perto da divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, os Bombeiros ainda combatem o incêndio no Parque Nacional de Itatiaia.
O fogo consumiu 300 hectares de vegetação em uma semana - o equivalente a 300 campos de futebol. As chamas começaram em uma área onde 415 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, de Resende, faziam um treinamento, na sexta-feira (14).
Uma câmera que monitora o parque 24 horas registrou um pequeno foco de incêndio e uma fumaça branca.
A AMAN afirmou que as causas serão apuradas pelas autoridades e que se encontra à disposição para elucidar os fatos. Um processo administrativo interno do parque apura a origem do fogo. O Ministério Público Federal também investiga o caso.
“Pegamos as imagens que registraram, isolamos a área onde iniciou-se o fogo. Então está tendo todo um trabalho de investigação”, diz Felipe Cruz Mendonça, gestor do Parque Nacional do Itatiaia.
Brigadistas do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e o Corpo de Bombeiros do Rio conseguiram controlar as chamas, mas o fogo ainda não foi extinto.
“É uma região de vegetação à base de turfa, queima no subsolo. Então, esses militares fazem um combate, investigam e fazem um combate diretamente”, afirma major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
É agora em junho que começa a temporada de montanha no Parque Nacional do Itatiaia. Turistas de todo o Brasil vão até a reserva para conhecer as Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras. Mas, por questões de segurança, a visitação na parte alta está suspensa até, pelo menos, domingo (23).
A região afetada fica a 2.500 metros de altitude.
“É muito triste ver um parque com uma vegetação linda, cheia de turista, um lugar de turismo, sendo acabado pelo fogo”, diz a brigadista Carolina Correia Pinto Fonseca.FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/06/21/na-divisa-do-rj-e-de-mg-bombeiros-combatem-as-chamas-no-parque-nacional-de-itatiaia.ghtml